quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Barbie Careca.

Ao longo dos mais de 50 anos da sua existência, a boneca Barbie já foi veterinária, bombeira, astronauta, cantora, princesa e médica, entre inúmeras outras profissões e nacionalidades.

Campanha "Beautiful and Bald Barbie" foi iniciada pelas norte-americanas Jane Bingham e Rebecca Sypin


Agora, a campanha "Beautiful and Bald Barbie" (Barbie bela e careca) surge no Facebook como forma de pressionar a Mattel a fabricar uma Barbie que ajude as crianças a lidarem com problemas como a alopecia, a tricotilomania e a queda de cabelo derivada da quimioterapia.


A iniciativa partiu das norte-americanas Jane Bingham e Rebecca Sypin, no final de 2011, e já conta com mais de cem mil apoiantes no Facebook. Na sequência dos tratamentos de quimioterapia para combater o cancro, Jane Bingham e Kin Inich, a filha de 12 anos de Rebecca Sypin, perderam todo o cabelo, o que terá motivado a criação do movimento na rede social.


A ideia de uma Barbie careca não é inédita. Em março de 2011, a Mattel criou uma boneca única chamada "Princesa Genesis" dedicada a Genesis Reyes, uma menina de 4 anos que perdeu o cabelo durante a luta contra o cancro. A campanha "Beautiful and Bald Barbie" sugere agora que bonecas semelhantes sejam produzidas em massa pela Mattel.


Acessórios são bem vindos


Na página da campanha no Facebook é sugerido que acessórios como chapéus, lenços e perucas acompanhem a boneca, de forma a familiarizar as crianças com a realidade da queda de cabelo, não só delas próprias como de familiares próximos que possam estar a passar pelo processo de quimioterapia.


"Gostaríamos de ver parte dos lucros doados para investigação e tratamento de crianças com cancro. Vamos chamar a atenção da Mattel", é outra das propostas da campanha "Beautiful and Bald Barbie".


Num comunicado oficial, a Mattel diz sentir-se honrada por Jane Bingham e Beckie Sypin associarem a Barbie a uma causa tão importante. No entanto, acrescentam: "Como podem imaginar, recebemos centenas de pedidos. Temos todos em consideração e estamos constantemente a explorar novos bonecos para acrescentar à coleção".


A Barbie existe desde 1959 e já foi várias vezes criticada pela sua anatomia desproporcional. A Barbie tatuada, a Barbie grávida e a amiga da Barbie em cadeira de rodas (que não cabia no elevador da casa da Barbie) também suscitaram críticas à boneca mais famosa de sempre.


Lembra da aquela postagem que eu fiz das princesas aqui no blog o nome é:

As princesas disney sem cabelo.Então qual ficou mais bonita Barbie ou Princesas? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário